domingo, 14 de março de 2010

Sugestão aceita! Tinoco participa do 'Emoções Sertanejas'

O jornalista Ricardo Kotscho ao ficar sabendo do show que Roberto Carlos realizará na próxima quarta-feira com os sertanejos em São Paulo sugeriu ao seu amigo Luis Erlanger, diretor da TV Globo, o nome de Tinoco. "Já pensou os dois juntos no mesmo palco comemorando 125 anos de música popular brasileira?" - disse o jornalista.
A sugestão foi aceita e comemorando este ano 75 anos de carreira Tinoco sobe ao palco montado no Ginásio do Ibirabuera para participar do 'Emoções Sertanejas".
Na mesma quarta-feira, às quatro da tarde, um carro da produção de Roberto Carlos vai buscar Tinoco no prédio onde ele mora há mais de 40 anos, na Mooca, para levá-lo ao Ibirapuera. Ali, na hora, ele vai acertar os detalhes da sua participação. Gostaria de cantar um trecho de “Baile na Fazenda”, de Roberto e Erasmo, mas por enquanto tudo é surpresa.
Aos 90 anos, com a saúde debilitada e problemas de audição, ele abre um sorriso de menino cada vez que sobe a um palco com a ajuda de seu único filho, José Carlos, que é seu empresário, operador de som e motorista. Quase todo fim de semana os dois ainda viajam para apresentações no interior, onde faturam uns trocados para pagar as contas.

Vale lembrar que o grande sucesso da dupla Tonico e Tinoco, em 1925, era “Tristeza do Jeca”, que se tornou um clássico da música popular brasileira. O dois cantaram juntos durante quase 60 anos. Tonico morreu num acidente doméstico, em 1994, ao cair da escada no prédio onde morava junto com o irmão. De lá para cá, a vida ficou mais difícil para o mais antigo artista brasileiro em atividade no país.
Confira a trajetória do sertanejo em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonico_&_Tinoco

Rosely Rodrigues
Com informações: Balaio do Kotscho
Foto 1: Rosa Marcondes
Foto 2: Divulgação