domingo, 7 de março de 2010

Exposição real na Oca do Ibirapuera

Roberto Carlos empacotou pessoalmente centenas de corações de pelúcia e enviou as caixas para a Oca do Ibirapuera. Abriu seus armários e encaixotou os discos de ouro, fotos, presentes de fãs. Escolheu peças de roupa íntimas, organizou versões de músicas em todos os países em que foram lançadas, apontou os amigos que dariam depoimentos. Remexeu o baú da "despensa real" e só proibiu mesmo certas coisas às quais tem notória aversão, como a cor marrom e conformações "estranhas" de objetos (como as formas amebóides, por exemplo). O cantor também supervisionou cada etapa da montagem.

Um camarim foi montado especialmente para as possíveis visitas-surpresas que o Rei fará ao local.
Totalmente interativa, hi-tech, a mostra, contudo, não vai trazer grandes revelações do ponto de vista historiográfico sobre a carreira de Roberto e da Jovem Guarda. Não foram encontrados registros, por exemplo, da primeira temporada dele como cantor, aos 19 anos, numa boate do bairro de Copacabana. "Quem é que, aos 19 anos, teria como antever o futuro e enxergar aquilo que se tornaria?", pergunta Marcelo Dantas, curador da exposição.

Por outro lado, haverá diversão de monte. Roberto não queria (detesta excluir), mas se viu obrigado a escolher dez pessoas com as quais teve uma parceria artística irreparável durante sua vida. Escolheu Tim Maia, Tom Jobim, Gal Costa, Pavarotti, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Wanderléa, Ivete Sangalo, Chitãozinho e Xororó e Hebe Camargo. Esta última, aliás, protagoniza um dos momentos divertidos – em depoimento, ela diz: "O que eu queria do Roberto era sexo. Sempre quis. E ainda quero."

Serviço
"Exposição Roberto Carlos – 50 anos de música"
Local: Oca - Parque do Ibirapuera, São Paulo
Data: até 8 de maio de 2010
Horário: de terça a domingo, das 10h às 21h
Ingressos: terças e quartas, R$ 5; de quinta a domingo, R$ 20 (meia-entrada para estudantes; maiores de 60 anos não pagam)
Rosely Rodrigues
Com informações: IG Música
Foto: Divulgação