
Para este ano, já estão confirmados entre outros Detonautas, Ney Matogrosso, Arlindo Cruz, Exaltasamba, Fresno, Sandra de Sá, Benito de Paula, Martinho da Vila, KLB, Manu Gavassi, Maria Cecília e Rodolfo, Rafael Barreto, Pixote, Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis. (Veja galeria com alguns participantes). Vários empresários, diretores de gravadoras e da TV, como Aloísio Legey e Hamilton Régis Policarpo, serão homenageados.
Em sua edição 2011, a FNM vai receber a sua primeira atração internacional, o jazzista Peter MadCat. Na lista de temas em debate, destaque para "Música no Mercosul e na América Latina".
Todos os sons da história da FNM
O maior encontro da MPB certamente está na memória de todos aqueles que participaram das edições anteriores. Por sua particularidade, o evento se diferencia de outras propostas e se tornou agenda aguardada, todos os anos, por centenas de músicos, produtores, jornalistas, divulgadores, técnicos e executivos envolvidos diretamente na criação e difusão de todos os segmentos da música brasileira.
Como retomada da Festa Nacional do Disco, realizada durante 15 anos nas décadas de 70 e 80, a Festa Nacional da Música vive a sua fase de consolidação definitiva como o maior encontro musical da América Latina. Os debates sobre os rumos da indústria fonográfica, a espontaneidade dos encontros e rodas de som, as apresentações e formações inusitadas, as trocas de idéias e projetos, a divulgação de obras e trabalhos realizados durante o ano é o que faz com que na cidade de Canela, todos os anos, a MPB volte a se encontrar.
O pai da FNM
Responsável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música, o jornalista e radialista Fernando Vieira traz em sua bagagem quase 40 anos dedicados à música e à televisão no Rio Grande do Sul. Sua carreira profissional iniciou em 1971, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes), passando por inúmeros projetos e programas que marcaram o meio social e cultural de Porto Alegre. Foram 17 anos na TV Bandeirantes, seguidos de outros 17 anos na TV Guaíba, onde produziu e apresentou programas como Portovisão e Guaíba ao Vivo.
Em 1981, lançou a Festa Nacional do Disco, que durante 15 anos representou um marco no encontro de músicos e gravadoras. Foram 11 edições em Porto Alegre e quatro na serra gaúcha. Nesse período esteve também à frente de casas noturnas que marcaram a noite da capital gaúcha, como o Le Club.
Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produz e apresenta o programa Zoom, que vai ao ar todos os sábados das 09h às 10h. Sobre a retomada desse grande encontro da música brasileira, que a partir de 2005 passou a se chamar Festa Nacional da Música, ele diz: “Entendemos que era o momento oportuno porque o meio musical vive um momento delicado, com vários problemas e incógnitas sobre o futuro. O encontro vai colaborar, também, para elevar a auto-estima do setor, colocando artistas, gravadoras e representantes do mercado juntos, na busca de soluções que interessam a todos”.
Programação
Artistas e personalidades serão homenageados pelo que fazem pela música brasileira
1) Ney Matogrosso - cantor e compositor
2) Almir Sater - cantor e compositor
3) Michael Sullivan - cantor e compositor
4) Diego Figueiredo - violonista
5) Turíbio Santos - violonista
6) Rildo Hora - Gaitista, arranjador, compositor e produtor musical
7) Martinho da Vila - sambista e compositor
8) Yvelise de Oliveira - presidente da gravadora MK Music
9) Francisco Novelletto Neto - diretor presidente da rede de lojas Multisom
10) Ney Guimarães Barbosa - jornalista e produtor musical
11) Hamilton Régis Policastro - empresário artístico da HRP
12) Cláudio Brito - jornalista e radialista
13) Paulo Sérgio Pinto - vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação
Rosely Rodrigues
Com informações: Arleyde Caldi