sexta-feira, 6 de abril de 2018

A música de viola está de luto

    Resultado de imagem para índio cachoeira


Faleceu no último da 04, aos 64 anos, o violeiro, compositor e luthier*, Índio Cachoeira (José Pereira de Souza), em Alfenas (MG).
A complicações por um AVC provocada por um acidente de trânsito no dia 26 de março tirou a vida do paulista de Junqueirópolis, “violeiro nato”.

Índio Cachoeira largou seu emprego de motorista de ônibus pela música e vinha conquistando uma legião de fãs com seus discos produzidos pelo também violeiro e produtor Ricardo Vignini. 

Além de exímio violeiro e compositor, Índio Cachoeira se destacava como luthier das violas que tocava e de outros instrumentistas também. 

Legítimo virtuose na viola caipira, Índio Cachoeira começou sua vida profissional aos 17 anos, tocando nas rádios da região já com o nome de Cachoeira. 
Formou sua primeira dupla com Tião do Gado (hoje Carreiro, da dupla Carreiro e Carreirinho). 

Em 1995 tornou-se o Pajé, da dupla Cacique e Pajé, onde atuou por cinco anos e gravou CD’s. 
Pelo selo Folguedo teve 3 CDs solo instrumentais e um DVD, lançou também em 2014 o CD Viola Caipira Duas Gerações (Prêmio da Música Brasileira da Funarte) com o violeiro Ricardo Vignini, juntos também realizaram dezenas de apresentações pelo país e na França; seguindo a tradição, como luthier e fabricava a sua própria viola. 

Índio Cachoeira retornou em 2017 ao formato tradicional de dupla caipira com Santarém. 
No mesmo ano, lançaram o CD "Ponteando Tradições", vencedor do prêmio ProAC de Culturas Tradicionais 2016 da Secretaria do Estado da Cultura com a produção do violeiro Ricardo Vignini (Matuto Moderno e Moda de Rock) pelo selo Folguedo com a distribuição da Tratore. 

O sepultamento do músico aconteceu nesta sexta-feira, dia 6 de abril, no 3º Cemitério de Alfenas.

*Luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais.

Rosely Rodrigues
Informações: Graciela Binachi 
Foto: Reprodução/Internet