No dia 22 de março a 'Passaredo Linhas Aéreas' realizou um voo simbólico
entre São Paulo e Barretos para firmar o compromisso de aproximar médicos e
pacientes do maior hospital de câncer da América Latina e do único IRCAD das
Américas (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia
Robótica).
No
evento, o presidente da companhia, Cmte. José Luiz Felicio Filho assinou uma
carta de intenção para tornar a rota São Paulo−Barretos regular. A carta será
entregue ao prefeito da cidade de Barretos, Sr. Guilherme Ávila, na presença do
diretor-geral do HCB, Henrique Prata, de personalidades, jornalistas e do
publicitário Washington Olivetto, responsável pela campanha 'Voo Contra o Câncer'.
“A
sensibilidade e o interesse da Passaredo em aderir a campanha vem de encontro
com a filosofia de humanização do Hospital, pois os pacientes que vêm em busca
de tratamento terão mais conforto e segurança com a viagem graças à companhia
aérea que criou o voo para Barretos (Passaredo)”, afirma Henrique Prata,
diretor geral do Hospital.
O
evento marcou a primeira vitória do apelo público feito pelo Hospital de Câncer
de Barretos e seus pacientes para que o aeroporto local (Chafei Amsei)
recebesse voos comerciais regulares. Apesar de ter uma pista maior do que a do
Santos Dumont, o aeroporto só opera voos particulares.
O
pedido, traduzido numa campanha publicitária intitulada 'Voo Contra o Câncer',
visa facilitar o acesso de pacientes ao melhor tratamento, 100% via SUS.
Diariamente, o hospital recebe 4 mil pacientes, que viajam horas e até dias, de
ônibus, para chegar a Barretos, vindos de todos os 27 estados do país. Além
disso, a criação do voo potencializará o desenvolvimento de toda a região.
Iniciada
em 28 de abril de 2013, a
campanha, que contou com o envolvimento voluntário do ator Reynaldo Gianecchini
como locutor de um vídeo veiculado no site www.voocontraocancer.com.br,
explicava a causa e convidava o internauta a fazer o check-in no voo contra o
câncer e mandar seu pedido pela criação do voo às companhias aéreas.
Mais de
252 mil pessoas reservaram um assento no avião virtual, mais de 80 mil e-mails
foram enviados diretamente às empresas de aviação, e foram registrados 62,7
milhões de impactos nas redes sociais.
Compuseram
ainda os esforços de comunicação anúncios, publieditoriais, spot de rádio,
painéis no saguão do aeroporto de Guarulhos, mala-direta e aviões de pelúcia
usada em ações de relações públicas, que sensibilizaram celebridades como Xuxa,
Ana Maria Braga, Faustão, Ivete Sangalo, Sandy, Sabrina Sato, Gabriela Duarte,
Marcelo Tas, Ronaldo Fenômeno, Anderson Silva, Gusttavo Lima, Michel Teló,
entre outros, além de diversos veículos jornalísticos.
Sobre o Hospital de
Câncer de Barretos:
Em 2000, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o melhor hospital público do país. Em 2011, tornou-se “instituição
irmã” do MD Anderson Cancer Center (EUA), o maior centro de tratamento e
pesquisa de câncer do mundo, e ainda recebeu um prêmio da AVON como “Campeão
Mundial em Avanço na Área Médica no Combate ao Câncer de Mama”.
Em 2012 assinou
acordo com o Saint Judes Children´s Research Hospital e tornou-se “instituição
gêmea”.
O
Hospital fechou o ano de 2013 com 620.849 atendimentos realizados a 107.944
pacientes vindos de 1.655 municípios de todos os estados do país - um recorde
de cobertura. Além disso, reúne 260 médicos e mais de 3 mil funcionários.
Mais
informações: www.hcancerbarretos.com.br
.
Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Comunicação
Fotos: Rosa Marcondes