domingo, 9 de outubro de 2011

Conheça um pouco mais sobre o rei do gado


O amor é o amor.
Do verso à canção ou da terra à criação, o afeto é premente e latente. Assim é que Zezé Di Camargo, integrante do time de pecuaristas do Centro Oeste do Brasil, anuncia seu primeiro leilão de gado Nelore em São Paulo para 11 de outubro, no Citibank Hall. Não ao acaso, a criação é obra da terra goiana, a mesma que fez brotar o músico e sua obra, ao lado do irmão Luciano. Não ao acaso, o feito é fruto de fazenda batizada como É o Amor. E que nome seria mais propício a um pedaço de chão adquirido a partir das tantas conquistas iniciadas com a canção homônima? Não à toa, a realização de um leilão em São Paulo tem relevância singular: ali está o chão que tão bem recebeu o goiano.

Daí todos os holofotes merecidos pelo acontecimento de 11 de outubro. A ocasião será digna de uma pausa na agenda que Zezé e Luciano vêm cumprindo por duas décadas de carreira. Foi, afinal, em 19 de abril de 1991, que É o Amor tocou pela primeira vez na fatídica Rádio Terra de Goiânia, graças à persistência do pai, Francisco. Vingava ali o embrião do sucesso que viria a seguir, e os anos vigentes sequer dão sinal de desgaste para tanto, e da fazenda fincada em Araguapaz, no Vale do Araguaia, onde Zezé consumou o amor pelas terras que o botaram nesse mundão de Deus.

A CRIAÇÃO

Assim como na música, criar Nelore não é feito que se realiza do dia para a noite. Lá se vão nada menos que 18 anos como pecuarista. Na cadeia produtiva da carne brasileira, a fazenda 'É o Amor' decidiu se intensificar e atuar no topo da pirâmide da produção de carne, selecionando animais da raça zebuina nelore.

Na fazenda, Zezé Di Camargo se dedica à produção genética de qualidade e melhoradora de forma que essa genética seja oferecida em animais, sejam eles bezerras, bezerros, novilhas, novilhos, touros, vacas, embriões e semem.

Para tanto, Zezé se consagrou pecuarista atuando nos ramos da cadeia produtiva de animais e adquirindo terras e cabeças de Mato Grosso e Tocantins, além de animais reprodutores de profissionais gabaritados no ramo espalhados pelo país. Trabalhou com cria, recria e engorda, permitindo assim que fossem identificados os anseios da pecuária de corte. Atualmente, se dedica à seleção de Nelore PO (Puro de Origem).

É buscando produzir genética da mais alta qualidade que Zezé pretende proporcionar ganhos satisfatórios aos pecuaristas que a adquirem.

Hoje, participa de leilões de elite vendendo essa genética. Também atua em pistas de julgamento tendo já animais consagrados campeões nacionais, e, principalmente, em sua região, a fazenda 'É o Amor'.

Para desenvolver seu projeto, Zezé utiliza uma equipe treinada e especializada, usa ferramentas de seleção como programas de melhoramento genético, PMGZ - ABCZ, ANCP-USP, softwares especializados e técnicas como acasalamento otimizado e dirigido. E todos os animais machos participam, dentro da fazenda, de prova de ganho em peso a pasto, sendo avaliados também com marcadores moleculares.

Numa faceta de certo menos famosa que a do músico, Zezé Di Camargo atuou como patrocinador e colaborador em trabalhos de pesquisa na Embrapa com animais testados em provas de ganho em peso.

Nessa criação, os critérios de seleção são bem definidos para a seleção dos animais como também na escolha de seus reprodutores, com base nas DEPs e morfologia, produzindo assim animais superiores a cada safra, para atender a um mercado cada vez mais exigente, proporcionando maiores margens de lucros ao produtor. Diante de tal contexto, é elementar concluir que a genética tem peso decisivo para alcançar o esteio dos ganhos e lucros, especialmente no mercado de touros.

A fazenda 'É o Amor' utiliza técnicas de reprodução como inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in vitro. E dispõe de animais avaliados em milhões de reais que funcionam como consagrados doadores.

No palco, na fazenda, ou numa casinha de sapé, Zezé Di Camargo faz valer a paz de que precisa pra sobreviver, coisa de quem entende que a vida é feita pra viver.

Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação