sábado, 22 de outubro de 2011

Festa Nacional da Música transforma Canela na capital da Música

A redundância para o título é válida. O evento, que está em sua 7ª edição, tem transformado a bucólica cidade da Serra Gaúcha em um verdadeiro caldeirão musical. De segunda (17/10) a quinta (20/10) desta semana, a FNM (como é chamada) reuniu cerca de 60 artistas de todos os gêneros musicais, profissionais do mercado fonográfico como produtores, divulgadores, assessores, jornalistas, diretores de gravadoras e de TV. Todos juntos em nome da MPB. Como cenário o Laje de Pedra. Os convidados ficaram hospedados no hotel, que serviu de palco para apresentações, Jam sessions e palestras.

Durante três dias, a festa reuniu no mesmo hotel representantes de diferentes tribos musicais. Nomes como Chitãozinho e Xororó, Charles Brown Jr, Fafá de Belém, Ney Matogrosso, Sérgio Reis, Netinho de Paula, Fresno, Genival Lacerda, Joana, Renato Teixeira, Nando Cordel, Paulo Góes, Detonautas, Isabela Taviani, Lenine, Martinho da Vila, KLB, Sandra de Sá, Pixote entre outros.

Além das apresentações musicais em vários cantos do hotel, os artistas se interagiam pelos corredores, almoçavam juntos, conversavam, trocavam ideias. A FNM contou ainda com palestras sobre temas oportunos, como a música na era digital, música no Mercosul e América Latina.

A noite de abertura contou com uma festa-show em homenagem a artistas como Martinho da Vila, Renato Teixeira, Michael Sullivan e também a empresários como Hamilton Régis Policarpo. Coube a Aloysio Legey entregar o prêmio a Chitãozinho e Xororó pelos seus mais de 40 anos dedicados à música. Momento de muita emoção e grandes aplausos da festa. A dupla foi muito elogiada por Charles Brown Jr, um dos mais aplaudidos da noite, que também citou Sérgio Reis. Bem humorado e simpático, Chorão fez um grande show e o público pedia bis. Bis foi a palavra mais ouvida na celebração, que teve ainda musicais de Isabela Taviani, Chitão e Xororó com Fresno, Joana, Sérgio Reis com Renato Teixeira, Denotautas, Nando Cordel entre outros. E mais: a brilhante apresentação do violonista Diego Figueiredo, que fez a platéia ficar em pé diante de seu virtuosismo e técnica.

Não dá para classificar qual foi o melhor momento, pois um superava a entrada do outro. A primeira atração internacional da FNM, Peter Mad Cat, não só fez um belo número de jazz, como se integrou ao som de João Lacerda, filho de Genival. Como se trata de Brasil, o samba pediu passagem na voz e gingado de Martinho da Vila e encerrou a noite em grande estilo.

Um dos homengeados da noite, Ney Matogrosso resumiu o espírito da festa: “Tenho orgulho de pertencer à música brasileira”. Outros tantos agraciados ofereceram seus troféus às mulheres, mostrando que o romatismo e o ambiente familiar deu o tom ao evento. Chorão dedicou ao filho e falou: “É a primeira a vez que estou aqui. Quero voltar sempre e divulgar este grande encontro que tem a cara do Brasil”.

O jornalista e criador da FNM, Fernando Vieira, promete muitas surpresas para 2012 e ainda quer fazer uma segunda edição do evento no Nordeste.

Na terça-feira (18) à tarde, os artistas se reuniram no campo do Esporte Clube Serrano para um amistoso em que mostraram que são bons de bola, como manda o brasileiro. No final o placar indicava... Bem, indicava 2 a 1 para o Inter. Mas muitas águas (opa, bolas) rolaram. O placar foi aberto com gol de André, vocalista de Cupim na Mesa, para o Inter. Em seguida veio o empate com Hamilton Régis Policarpo e os gremistas vibraram. O sertanejo Gabriel fez outro gol para o Grêmio, mas foi impedido. No final, mais um do Inter. Só que também foi anulado, pois descobriram que o time estava com mais jogadores em campo. Em suma, ninguém estava ali para ganhar ou perder. Afinal, a música não tem fronteiras e o Brasil bem sabe disso. Nosso músicos que os digam!




OS HOMENAGEADOS:
1) Ney Matogrosso
2) Chitãozinho e Xororó
3) Almir Sater
4) Michael Sullivan
5) Diego Figueiredo
6) Turíbio Santos
7) Rildo Hora
8) Martinho da Vila
9) Charlie Brown Jr.
10) Joanna
11) Benito Di Paula
12) João Donato
13) Renato Teixeira
14) Yvelise de Oliveira
15) Francisco Novelletto Neto
16) Ney Guimarães Barbosa
17) Hamilton Régis Policastro
18) Cláudio Brito
19) Paulo Sérgio Pinto (Rede Pampa)
20) Gerson Waldman (Equipo/Ibanez)



Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Imprensa/Arleyde Caldi
Fotos: Rosa Marcondes