quarta-feira, 3 de julho de 2013

'As Galvão' - ícones da música sertaneja raiz


O que o astrólogo Omar Cardoso disse para as irmãs Meire e Marilene há cerca de 50 anos, quando ambas tinhas 15 e 13 anos respectivamente, se concretizou. "Na época ele nos disse que o nosso canto estava muito pra frente e que faríamos sucesso na 3ª idade" - comentaram 'As Galvão'.

Meninas ainda, com 7 e 5 anos, foi na rádio Paraguaçu Paulista, em São Paulo, que surgiu a uma das primeiras duplas feminina - Irmãs Galvão. Logo ganharam projeção e foram conquistando espaço na música sertaneja raiz.  


Hoje, Meire e Marilene comemoram com alegria os 66 anos de carreira. E a receita para esse sucesso foi o respeito, a cumplicidade, o comprometimento e o gosto pela música. 
Nessas quase sete décadas nunca passou pela cabeça das cantoras seguirem carreiras solo, ou pararem de cantar.

"Desistir nunca! Se houve momentos de tristeza tiramos de letra. Aprendemos muito com cada obstáculo e isso só nos fortalecia e nos dava mais experiência" - falou Marilene. 

Com cerca de 300 músicas gravadas, prêmios conquistados e o nome atravessando fronteiras, hoje a dupla recebe com emoção a homenagem que se transformou no 'Memorial As Galvão', que ocupa o espaço de uma antiga casa ao lado da estação ferroviária de Sapezal, distrito de Paraguaçu Paulista, inaugurado no dia 30 de junho, pela Prefeitura de Paraguaçu Paulista.


O Memorial abriga instrumentos, fotos, capas de LP’s, CD’s, roupas e várias entrevistas em jornais e revistas. As irmãs começaram a cantar em 1947, ano em que deixaram Sapezal para tentar a sorte no mundo da música. 
 
E quando recordam a trajetória dizem com toda certeza que se fossem começar de novo não fariam nada diferente.


"Pensando no que já ficou para trás afirmo que se tivesse que fazer tudo de novo seria do mesmo jeito que fizemos nesses 66 anos. Pensando no futuro...temos muitos sonhos ainda" - disse Meire.

Fãs de Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Daniel e muito outros, as irmãs dizem que o atual momento da música sertaneja é ótimo.

"Esse momento da música sertaneja é ótimo, pois esse levante fortalece a raiz e a música caipira" - comentaram Meire e Marilene durante o café da manhã oferecido à imprensa pela assessora de comunicação, Luana Lázaro.

O novo CD, lançado pela gravadora Atração, reúne três músicas inéditas e grandes sucessos dessas irmãs que marcaram sua história nas páginas da música sertaneja.

Vale a pena conhecer um pouco mais da história de 'As Galvão' : http://www.asgalvao.com.br/

Rosely Rodrigues
Fotos: Rosa Marcondes