O
REI LEÃO,
da Disney, entra em seu 16º ano como um dos musicais de maior sucesso na história
após receber em 2012 o título de maior bilheteria da Broadway, com arrecadação
de US$853,8 milhões desde sua primeira apresentação.
Desde a sua estreia, em 13
de novembro de 1997, já foram realizadas 21 produções em todo o mundo, com
público superior a 68 milhões de pessoas, e é com essa avalanche de números
impressionantes que O REI LEÃO chega
pela primeira vez na América Latina no
dia 28 de março, no Teatro Renault, em São
Paulo.
O elenco apresenta Osvaldo
Mil no papel de “Scar”, César Mello
é “Mufasa”, Phindile Mkhize é
“Rafiki”, Rodrigo Candelot é “Zazu”,
Marcelo Klabin é “Pumba”, Ronaldo Reis é “Timão”, Tiago Barbosa é “Simba”, Josi Lopes é “Nala”, Jorge Neto é “Banzai”, Juliana Peppi é “Shenzi”, e Felippe Morais é
“Ed”.
O papel do “Jovem Simba” é alternado entre Gustavo Bonfim, Henrique Filgueiras,
Yudichi Taniguti e Matheus
Braga, e o papel de “Jovem Nala” é alternado entre Any Gabrielly, Karollyne Nascimento, Laís
Dias e Ysa Moreno. Ao todo são 53 atores, sendo 11 sul
africanos, cantores, atores e bailarinos que dão vida ao musical mais esperado
do ano.
Para a estreia no Brasil foram recebidos 22 containers com mais de
35 toneladas de material (somente para o palco foram sete toneladas de piso).
Cenários, figurinos, objetos de cena e demais apetrechos necessários para trazer
ao Brasil o musical vieram dos Estados Unidos, Londres e Austrália. Além disso,
as esculturas animadas que dão vida ao musical foram confeccionadas no Canadá
exclusivamente para O REI LEÃO, da
Disney. Já as perucas utilizadas no musical também são exclusivas e foram
confeccionadas em Londres de acordo com o molde de cabeça de cada ator e
bailarino.
O
REI LEÃO
também traz ao Brasil tecnologia de automação inédita na América Latina. Todos
os técnicos fizeram workshops com
profissionais da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, para apresentar no palco
do Teatro Renault exatamente o que é visto nas produções do musical ao redor do
mundo.
Tudo isso só foi possível graças ao trabalho dos mais de 200
profissionais envolvidos na pré e pós-produção do espetáculo, sendo eles
técnicos, produtores, carpinteiros, camareiros, costureiras, entre
outros.
O Teatro Renault foi completamente adaptado para receber o
espetáculo. Desde o palco até os urdimentos, houve mudanças para receber as
grandiosas estruturas. Do backstage à plateia é possível ver as melhorias feitas
na casa, entre elas dois balcões para os percursionistas que fazem parte da ação
do show.
O REI LEÃO EM NÚMEROS
Ganhador de mais de 70 prêmios globais,
incluindo:
• 1998 Tony Award® - Melhor
Musical
•
1998
Tony Award® - Melhor Direção em Musical -
Julie Taymor (o que fez de Taymor a primeira mulher na história do teatro a ser
agraciada com a honra)
• 1998 Tony Award® - Melhor
Cenografia - Richard Hudson
• 1998 Tony Award® - Melhor
Figurino - Julie Taymor
• 1998 Tony Award® - Melhor
Design de Luz- Donald Holder
• 1998 Tony Award® - Melhor
Coreografia - Garth Fagan
•
1998
NY Drama Critics Circle Award – Melhor Musical
•
1999
Grammy Award® - Melhor Álbum de
Musical
•
1999
Evening Standard Award – Evento Teatral do Ano
•
1999
Laurence Olivier Awards – Melhor Coreografia e Melhor Figurino
Máscaras e Fantoches
•
A
máscara do personagem Mufasa pesa 342 gramas; a de Scar pesa 218 gramas, já a
máscara de Sarabi pesa apenas 120 gramas. As máscaras, bem como outros objetos
usados no musical, são extremamente leves (pesam pouco menos de um quilo), são
confeccionados em borracha de silicone (para formar as feições do personagem),
com sobreposição de fibra de carbono - o mesmo material resistente usado para
construir aviões;
•
Os
personagens Scar e Mufasa usam duas máscaras cada: uma se move e outra é
utilizada como um cocar;
•
Os
animais mais altos do musical são as quatro girafas exóticas em “Eu Mal Posso
Esperar Para Ser Rei”, que medem aproximadamente 5 metros cada uma. Já as duas girafas em "Ciclo da Vida” medem
aproximadamente 4 metros de altura cada. Dois atores treinados em pernas de pau
sobem as escadas de 1,90 metros para entrar nos bonecos e atravessar o palco a
partir do lado esquerdo.
•
O
maior animal em cena é o Elefante (apelidado de "Bertha" pela equipe do palco
quando o espetáculo estreou em 1997). Com 4 metros de comprimento e 2,80 metros
de largura, o boneco requer quatro atores para levá-la cuidadosamente até o
corredor da orquestra. Quando não está ocupado pelos atores, o boneco serve
convenientemente para armazenamento de cenários e objetos de
cena;
•
O
menor animal em cena é o rato no cajado de Scar, ele mede apenas 15
centímetros;
•
Zazu
é o último animal a entrar no palco em “Ciclo da Vida", o número de
abertura;
•
O
boneco do personagem Timão pesa 5 quilos.
FIGURINO
•
Usada
como uma mochila, o figurino de Pumba é o mais pesado, com 16
quilos;
•
Scar
usa três diferentes cajados;
•
A
manutenção das 20 perucas de grama requer mais de 3.000 hastes de grama (cerca
de 22 quilos);
•
Cada
membro da ensemble interpreta uma
hiena e uma cabeça de grama durante o espetáculo;
PEDRA DOS LEÕES E LUZ
•
A
peça mais complicada do musical é a Pedra dos Leões, que aparece cinco vezes
durante o espetáculo. A Pedra dos Leões é uma peça que se expande como um
acordeão com 5 metros de largura, e se comprime a 2,40 metros fora do palco, nos
bastidores;
•
O
designer de luz Donald Holder utilizou cerca de 700 instrumentos de iluminação
para criar o enredo do espetáculo.
NÚMEROS
•
Esculturas
Animadas incluindo
esculturas de vara, esculturas de sombra e fantoches:
200;
•
Formigas:
100;
•
Perucas:
45;
•
Bestas
selvagens:
52;
•
Hienas:
39;
•
Tipos
de animais, pássaros, peixes e insetos:
25;
•
Gazelas:
15;
•
Gazelas
na
hélice: 6;
•
Leoas:
14;
•
Papagaios:
12, apresentados no número de abertura do segundo
ato;
•
Mulheres
pássaro:
5;
•
Homens
Pássaro:
1, ele aparece em "Ciclo da Visa" número de abertura e na cena
final;
•
Representações
Simba:
6 (bebê Simba, Simba jovem - ator, escultura animada Simba jovem, Simba fantoche
de sombra, Simba – pintura (ato I & II, Adulto
Simba-ator);
•
Zebras:
3;
•
Elefantes:
2 ("Bertha" e o elefante bebê, a escultura é operada pelas atrizes mirins que se
alternam no papel de jovem Nala);
•
Antílope:
2;
•
Rinocerontes:
1;
•
Leopardo:
1.
IDIOMAS
Há seis línguas africanas indígenas faladas no
show:
•
Suaíli
•
Zulu
•
Xhosa
•
Sotho
•
Tswana
•
Congolês
O Rei Leão foi traduzido para oito
idiomas:
•
Japonês
•
Alemão
•
Coreano
•
Francês
•
Holandês
•
Mandarim
•
Espanhol
•
Português
Equipe de produção
Em todo o mundo, cerca de 1.100 pessoas estão diretamente
empregadas no espetáculo O REI LEÃO, incluindo 20 responsáveis pela manutenção
artística do show.
Desde a estreia do musical na Broadway mais de 200 sul-africanos
foram empregados em uma ou mais produções globais, como atores principais,
dançarinos, ensemble/cantores,
músicos ou membros da equipe.
Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Comunicação
Fotos: Rosa Marcondes