quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Leonardo, um eterno menino

 
Emival Eterno Costa, nosso querido Leonardo, é o quarto de oito irmãos, filhos de Carmem Divina Eterno da Silva e de Avelino Virgulino da Costa.
 
Leonardo tinha como companheiro inseparável seu irmão Luis José, o saudoso Leandro, um ano e dois meses mais velho.
 
Devido a inúmeras dificuldades, a família Costa mudou-se de Goianápolis para Carmo do Rio Verde (GO), para tentar uma nova oportunidade. Infelizmente o rumo das coisas não foi o esperado e, por isso, a família retornou para Goianápolis, onde Seu Avelino passou a trabalhar como meiro na lavoura de tomates.

 
Desde pequeno, Leandro era o mais tímido, mas sonhava com uma vida melhor para sua família. Na plantação de tomates era ágil e na roça, o repertório obrigatório eram as músicas de Chitãozinho e Xororó. Seu Avelino, assim como Leandro, estava sempre acompanhado de sua Viola, despertando no filho a atenção para a música.
 
Leonardo por sua vez, sempre muito elétrico e animado, apesar das diversas brincadeiras, tinha um lado sério e dava um jeito de ganhar mais realizando trabalhos extras, e sonhava com uma vida melhor para toda sua família.
 
Novamente, devido às dificuldades vividas, a família foi obrigada a deixar sua cidade natal e partir para Goiânia. A dura experiência fez com que todos decidissem voltar à Goianápolis.
 
 
 
Nesta época, com o incentivo dos amigos, Leandro dedicava o tempo livre à música e entrou para a banda Os Dominantes, que tocava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles. Enquanto isso, Leonardo, cantava somente no trabalho, mas aos poucos os dois irmãos começaram a ensaiar como dupla e decidiram, com o apoio de toda família, voltar para Goiânia para tentar carreira na música.
 
Chegando à capital, os dois meninos, logo arrumaram emprego para se sustentar. Leonardo trabalhava em uma farmácia e Leandro no mercado central. Todos os minutos de folga eram dedicados aos ensaios.
 
 
Tio Zé, irmão de Dona Carmem, viajou com eles e se encarregava de conseguir apresentações para a dupla, assim como Anselmo, patrão de Leonardo. Foi nessa época que o nome da dupla foi escolhido. Ao saberem que um dos funcionários da farmácia teve filhos gêmeos batizados de Leandro e Leonardo, não tiveram dúvidas.
 
As apresentações não rendiam muito dinheiro, mas mesmo assim eles não desanimavam e com isso o primeiro contrato surgiu e a dupla assinou, por quatro salários mínimos, para cantar em um local melhor. A partir daí, começaram os shows e consequentemente o sucesso.
 
 
No auge de uma carreira vitoriosa e perto de lançar o disco Um Sonhador, Leandro, após muita luta, não resistiu a um câncer no pulmão e faleceu em 1998.
 
Para alegria dos fãs, Leonardo resolveu seguir carreira solo e o sucesso continuou brilhando em sua estrada.
 
Rosely Rodrigues
Com informações: Wikipédia
Foto: Reprodução