quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Festa Nacional da Música reúne grandes nomes da MPB

De 17 a 20 de outubro, acontece em Canela (RS) a sétima edição da Festa Nacional da Música. O evento já faz parte do calendário cultural do Rio Grande do Sul e tem como meta transformar Canela na capital da música. Além de reunir grandes nomes de nossa eclética MPB, a FNM (como é carinhosamente chamada) promove o encontro de artistas, empresários, produtores, divulgadores e políticos em debates sobre temas importantes para o mercado fonográfico. Sem falar dos shows e reuniões descontraídas entre os convidados. Tudo tendo como cenário o Hotel Laje de Pedra.

Para este ano, já estão confirmados entre outros Detonautas, Ney Matogrosso, Arlindo Cruz, Exaltasamba, Fresno, Sandra de Sá, Benito de Paula, Martinho da Vila, KLB, Manu Gavassi, Maria Cecília e Rodolfo, Rafael Barreto, Pixote, Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis. (Veja galeria com alguns participantes). Vários empresários, diretores de gravadoras e da TV, como Aloísio Legey e Hamilton Régis Policarpo, serão homenageados.

Em sua edição 2011, a FNM vai receber a sua primeira atração internacional, o jazzista Peter MadCat. Na lista de temas em debate, destaque para "Música no Mercosul e na América Latina".

Todos os sons da história da FNM

O maior encontro da MPB certamente está na memória de todos aqueles que participaram das edições anteriores. Por sua particularidade, o evento se diferencia de outras propostas e se tornou agenda aguardada, todos os anos, por centenas de músicos, produtores, jornalistas, divulgadores, técnicos e executivos envolvidos diretamente na criação e difusão de todos os segmentos da música brasileira.

Como retomada da Festa Nacional do Disco, realizada durante 15 anos nas décadas de 70 e 80, a Festa Nacional da Música vive a sua fase de consolidação definitiva como o maior encontro musical da América Latina. Os debates sobre os rumos da indústria fonográfica, a espontaneidade dos encontros e rodas de som, as apresentações e formações inusitadas, as trocas de idéias e projetos, a divulgação de obras e trabalhos realizados durante o ano é o que faz com que na cidade de Canela, todos os anos, a MPB volte a se encontrar.

O pai da FNM

Responsável pela concepção e direção geral da Festa Nacional da Música, o jornalista e radialista Fernando Vieira traz em sua bagagem quase 40 anos dedicados à música e à televisão no Rio Grande do Sul. Sua carreira profissional iniciou em 1971, na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes), passando por inúmeros projetos e programas que marcaram o meio social e cultural de Porto Alegre. Foram 17 anos na TV Bandeirantes, seguidos de outros 17 anos na TV Guaíba, onde produziu e apresentou programas como Portovisão e Guaíba ao Vivo.

Em 1981, lançou a Festa Nacional do Disco, que durante 15 anos representou um marco no encontro de músicos e gravadoras. Foram 11 edições em Porto Alegre e quatro na serra gaúcha. Nesse período esteve também à frente de casas noturnas que marcaram a noite da capital gaúcha, como o Le Club.

Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, onde produz e apresenta o programa Zoom, que vai ao ar todos os sábados das 09h às 10h. Sobre a retomada desse grande encontro da música brasileira, que a partir de 2005 passou a se chamar Festa Nacional da Música, ele diz: “Entendemos que era o momento oportuno porque o meio musical vive um momento delicado, com vários problemas e incógnitas sobre o futuro. O encontro vai colaborar, também, para elevar a auto-estima do setor, colocando artistas, gravadoras e representantes do mercado juntos, na busca de soluções que interessam a todos”.
Programação

Artistas e personalidades serão homenageados pelo que fazem pela música brasileira
1) Ney Matogrosso - cantor e compositor
2) Almir Sater - cantor e compositor
3) Michael Sullivan - cantor e compositor
4) Diego Figueiredo - violonista
5) Turíbio Santos - violonista
6) Rildo Hora - Gaitista, arranjador, compositor e produtor musical
7) Martinho da Vila - sambista e compositor
8) Yvelise de Oliveira - presidente da gravadora MK Music
9) Francisco Novelletto Neto - diretor presidente da rede de lojas Multisom
10) Ney Guimarães Barbosa - jornalista e produtor musical
11) Hamilton Régis Policastro - empresário artístico da HRP
12) Cláudio Brito - jornalista e radialista
13) Paulo Sérgio Pinto - vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação

Rosely Rodrigues
Com informações: Arleyde Caldi