sexta-feira, 9 de março de 2018

'Antes do Sol Chegar' leva Victor Mota ao estrelato


O cantor e compositor Victor Mota lançou recentemente em seu canal oficial o vídeo clipe "Antes do sol chegar", gravado em Joanópolis - MG.

Novidade na música atual, em bate papo com o cantor falamos sobre seu trabalho. Confira!

O lançamento do EP “Antes do Sol Chegar” chega com quatro músicas. Você já tem como projeto lançar um CD cheio ou mesmo, futuramente, um DVD?

Victor Mota: O EP deriva de um disco, o “Antes do sol chegar”, mas representa muitíssimo bem a obra nesse momento de carreira. Com certeza, esse é um ano de novos lançamentos e novos sons, mas deixo livre para haver uma "segunda parte" em 2018 ou mesmo um outro trabalho, explorando novas ideias.

Sua música tem uma boa mistura de ritmos como o Folk e MPB, além de uma voz marcante. Como você se define?

Victor Mota: Eu sou uma mistura: de pele e som. Cresci ouvindo sons do Nordeste, bem como Jovem Guarda (influência dos meus pais). A paixão pelo rock veio da guitarra e, uma vez que descobri o blues, encontrei o que procurava (pelo menos por hora).
Nunca fui, nem poderia ser purista quanto a estilo. O Victor artista é uma esponja que absorve os sons por onde ele passa e vai misturá-los sempre. Para os próximos trabalhos eu quero guitarra, muita guitarra. Daí a gente continua falando de amor, que é o que interessa na vida, e outros assuntos que forem pertinentes.

Como é o seu show de estrada? O repertório é eclético ou só de músicas próprias? Tem previsão de shows aqui por São Paulo?

Victor Mota: Meu show traz releituras, com certeza. A ideia é aumentar a proporção do trabalho autoral à medida que eu apresentar minhas canções ao público. É uma espécie de construção em que as releituras servem para mostrar a sonoridade que proponho. Solo ou banda! Gosto dos dois! Atualmente, tenho um show acústico residente num rooftop nos Jardins (The view bar) às segundas-feiras. Lá, toco bastante do que me influenciou musicalmente, concentrando mais no repertório internacional. Quero expandir isso.
A ideia é apresentar o todo, com o autoral e o nacional que me representa, num novo show. Estou trabalhando no repertório e, em breve, haverá datas com essa proposta em Sampa e outras cidades pelo Brasil.



O que você gosta de ouvir?

Victor Mota: Ouço de tudo. Do Jazz ao Sertanejo (caipira ou universitário), por exemplo. Tem música pra pensar, pra dançar, pra tocar. Já quando eu pego na guitarra ou violão, sai sempre um blues pop primeiro, haha. Também tenho meus heróis, que levo nas playlists sempre. Não me faltam numa viagem, por exemplo: Jimi Hendrix, Lenine, John Mayer, Djavan, Nando Reis.

Hoje em dia, apesar de haver espaço para todos, sabemos que é muito difícil fazer música, por muitas razões. Qual seu pensamento em relação a isso?

Victor Mota: Toda profissão tem suas dificuldades. Música mistura arte com entretenimento e isso, às vezes, é confuso para quem é do ramo e de fora. Enquanto no palco, o ideal é que eu exponha minha arte e entretenha a plateia. É uma troca em que ambas as partes fazem concessões e pode/deve se estender aos outros meios, inclusive (mídias sociais). Tudo dá muito trabalho: requer criatividade, planejamento, equipe, investimento, paciência (muita) e público (principalmente). Há que se descobrir uma forma "saudável" de trabalhar para que o prazer não seja esquecido. Afinal, começamos pelo sonho.

Você divulga seu trabalho nas redes sociais? Já rolou fazer 'lives' para mais pessoas conhecerem seu trabalho?

Victor Mota: As redes nos conectam direto com o público. Confesso que gosto muito mais do tet a tet, mas há que se explorar essa oportunidade. Quanto as 'lives', gosto de fazê-las de forma mais espontânea. Vez por outra apareço para falar com a galera no instagram ou face e toco alguma coisa.



Você lançou no You Tube um canal que foi muito bem aceito. Quais são as outras novidades para este ano?

Victor Mota: Estamos com planos de movimentar o canal. O primeiro passo do ano será com o clipe de 'Antes do Sol chegar', que será liberado em breve. Além de clipes para os singles que vierem na sequência, estou pensando em outros formatos. Penso, inclusive, num vlog envolvendo música, mas é só uma ideia, por enquanto.

Rosely Rodrigues
Informações: Marco Antônio Vieira Cunha
Fotos: Divulgação
Agradecimentos: Briba Castro – Assessoria de Imprensa Cantor Victor Mota