sexta-feira, 9 de março de 2018

Secretaria Municipal de Saúde recomenda ao público do "Lollapalooza" tomar a vacina contra a febre amarela


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo recomenda para quem vai curtir o Festival Lollapalooza, nos dias 23, 24 e 25 de março, tomar a vacina contra a febre amarela com, no mínimo, 10 dias de antecedência. 

O evento acontecerá no Autódromo de Interlagos, em Cidade Dutra, um dos 24 distritos com recomendação para a imunização contra a doença e que, por isso, integra a segunda fase da campanha de vacinação contra a febre amarela no município. 

A orientação aos moradores da capital que ainda não foram imunizados e que pretendem ir ao festival é procurar uma unidade de referência para viajante ou um dos postos que esteja participando da atual fase da campanha. É importante lembrar que 10 dias é o tempo mínimo para que a vacina faça efeito.

Para quem não reside na capital paulista, é importante já tomar a vacina antes da viagem, uma vez que é necessário o tempo para que de fato ocorra a imunização.

Para receber a dose na capital paulista, é importante apresentar a pulseira ou o comprovante de compra de acesso ao festival na unidade de saúde bem como o cartão SUS, além de comprovante de identidade. A lista das unidades que estão vacinando pode ser acessada neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=243611

A SMS iniciou as ações preventivas contra a febre amarela em setembro de 2017, pelo distrito Anhanguera, na zona Norte da capital. A medida levou em consideração a proximidade da região com os chamados corredores ecológicos e foi ampliada para outros distritos da zona Norte em outubro, após a confirmação de epizootia no Horto Florestal, a primeira no município.

Desde então, a pasta vem adotando estratégias para expandir a cobertura vacinal no município. Além da ação na zona Norte, em dezembro passado foram incluídos alguns distritos da zona Sul e o de Raposo Tavares, na zona Oeste. A primeira fase da campanha imunizou mais de 1.910.695 pessoas até 24 de janeiro.

A segunda etapa da ação cautelar começou em 25 de janeiro e é composta por 24 distritos das zonas Sul, Leste e Sudeste. A meta é imunizar 3,9 milhões de moradores e, até esta quarta-feira (28), foram aplicadas 2.061.913 doses, sendo 1.996.843 fracionadas e 65.070 padrão. A estratégia da SMS é incluir outros distritos do município nas próximas etapas da vacinação.

Rosely Rodrigues
Informações: Assessoria de Comunicação do evento