No próximo sábado, dia 06 de abril, às 21h, o violeiro Ricardo Vignini faz show de lançamento do seu 3º álbum solo, no Teatro Bruta Flor. Esse projeto é totalmente dedicado às violas dinâmicas ressonadoras, com 10 faixas autorais, mais uma versão para Rio de Lágrimas (Tião Carreiro, Lourival dos Santos e Piraci) e, com arranjo adaptado da tradicional melodia da cultura popular, a música “Galope na beira do mar”, letra da cantora e compositora Socorro Lira, com influências de música caipira, nordestina, folk, rock e blues.
Viola de Lata
A paixão pela viola e sob a missão de manter viva a tradição da cultura popular, Ricardo Vignini tem inovado na cena instrumental, e neste novo álbum não poderia ser diferente.
Vignini conta que este é um disco totalmente solitário, sendo usadas apenas violas dinâmicas, a não ser pelas duas faixas cantadas por Socorro, e o Gavião tocando berimbau de lata ou marimbau nordestino na “Galope na Beira do Mar”, e “Um Arame Só /Marimbau Tietê”.
Entre as 12 faixas de Viola de Lata, destacam-se uma versão de “Rio de Lágrimas”, composição de Tião Carreiro, Lourival dos Santos e Piraci, e as faixas “Um Arame Só /Marimbau Tietê” e “Galope na Beira do Mar”, e esta última conta com o som do marimbau de lata, ou berimbau de lata: e ambas com participação de Socorro Lira, a segunda também com Gavião, tocador de berimbau de lata (ou marimbau nordestino), tio da cantora, hoje falecido.
Ricardo Vignini
O violeiro e compositor Ricardo Vignini, nascido na capital de paulista, também é produtor, faz parte do duo de violas caipiras Moda de Rock que faz releituras de clássicos do rock, membro fundador do Matuto Moderno que completa 20 anos em 2019. Tem 15 CDs lançados, entre eles 2 CDs solo, “Na Zoada do Arame” - 2010 e "Rebento – 2017, já se apresentou na França, EUA, México, Canadá e Argentina, tocou também com Lenine, Zé Geraldo, Guarabyra, Tavito, Tuia, Renato Teixeira, Índio Cachoeira, Katya Teixeira, Pepeu Gomes, Robertinho de Recife, Kiko Loureiro (Megadeth), Andreas Kisser (Seputura), Edgard Scandurra (Ira!), Marcos Suzano, Lúcio Maia (Nação Zumbi), Woody Mann, Bob Brozman, Macaco Bong, Maria Dapaz, Picassos Falsos, Spok, Liminha, Emmanuele Baldini, Pena Branca, André Abujamra, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Levi Ramiro, Paulo Freire.
É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil, e violas Rozini, e proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.
Serviço
Ricardo Vignini – Show do álbum Viola de Lata
Teatro Bruta Flor
Rua Augusta, 912, Sala 12, Cerqueira César
Capacidade: 50 lugares
Duração: 70 minutos aproximadamente
Sábado, 6 de abril de 2019, às 21:00
Classificação: 18 anos
Ingressos:
R$ 40,00 (inteira)
R$ 20,00 (meia entrada)
Vendas pela Internet: https://www.sympla.com.br/ ricardo-vignini__485799
Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Comunicação/Graciela Binagui
Foto: Divulgação