terça-feira, 9 de dezembro de 2008

“SBT Repórter” mostra o Pantanal e o raqueado cuiabano





Diante do sucesso da novela “Pantanal”, o “SBT Repórter” gravou um especial sobre a região. Além de mostrar o modo de vida do pantaneiro, a fauna e a flora, que tanto atraem turistas de todo o mundo, registrou um clipe com o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, precursores do rasqueado cuiabano. Entre as belezas da região, a Baía de Sia Mariana, em Barão de Melgaço, serviu de cenário para muitas matérias que vão ilustrar o programa. Em especial a entrevista e um quadro musical com o trio.


Enquanto os bailarinos dançavam o rasqueado, ao som de “A Lua” (música que já foi gravada por Zezé Di Camargo e Luciano, padrinhos do trio) e “Morena Flor Tropical”, o sol despontava no horizonte dando espaço a uma paisagem única e surpreendente.


Pescuma, Henrique e Claudinho foram escolhidos não só pela fama que adquiram na região em seus 20 anos de carreira, mas porque as letras do rasqueado refletem os costumes, a cultura e até a culinária de Mato Grosso.


Sobre a chalana (embarcação típica do Pantanal), Pescuma declamou o poema “Crepúsculo”, escrito especialmente para a ocasião. “Foi maravilhoso. Ao som dos pássaros e o murmúrio da água, rodeada à natureza, procuramos apresentar o que tem de mais natural e bonito no Pantanal” - resume Pescuma.
O programa vai ar no dia 17 de dezembro, às 23h45, no SBT.

Rosely Rodrigues

Fotos: Divulgação