quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sertanejos aderem campanha preventiva e de alerta

Para conscientizar a população sobre o Câncer de Boca, no próximo dia 14 de outubro, será relançada a Campanha Nacional do Autoexame contra a doença, intitulada “Sorria para Si Mesmo”.

Os cantores Daniel, Sérgio Reis e Chitãozinho e Xororó, entre outros, aderiram a campanha preventiva da enfermidade, que é uma das mais comuns no Brasil e seu aparecimento está relacionado principalmente a dois fatores que costumam potencializar também outros problemas de saúde: o álcool e o cigarro.
Cientes da importância de divulgar o autoexame, os sertanejos e vários outros artistas se sensibilizaram e aderiram à campanha, como a madrinha Caroline Bittencourt, as atrizes Maria Fernanda Cândido e Regina Duarte.
É importante lembrar que este tipo de câncer pode afetar lábios, língua, assoalho de boca, gengivas e palato duro (céu da boca). “Os tumores mais frequentes são os dos lábios, causados por exposição prolongada ao sol, além disso, o HPV também é um dos fatores de risco”, alerta o Dr. Mauro Kassuo Ikeda, cirurgião oncologista de cabeça e pescoço do Hospital A. C. Camargo.

Cinco passos do autoexame
Fazer o autoexame é bastante simples e eficaz na identificação de alterações bucais e na prevenção do câncer. Para isso, em frente ao espelho, com uma boa iluminação, realize os passos a seguir.

Passo 1
Olhe seus lábios superior e inferior, por fora e por dentro, inclusive as gengivas.

Passo 2
Com a ajuda das mãos, olhe para dentro das bochechas, na região das mucosas. Examine também a garganta e o palato (céu da boca).

Passo 3
Observe a língua: olhe o lado de cima, embaixo e as laterais.

Passo 4
Apalpe com suavidade a pele do rosto e do pescoço, procurando sinais antes não notados.

Passo 5
Sorria para si mesmo e visite um dentista periodicamente.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico precoce é tão importante para o câncer de boca quanto para qualquer outro tipo. Como os pacientes não costumam sentir dor, dão pouco valor aos primeiros sinais. “A descoberta deste tipo de câncer é um problema de saúde pública, por isso disseminar o autoexame e cuidados como deixar de fumar, beber e visitar periodicamente um dentista é muito importante”, destaca o Dr. Mauro.

Depois de identificada a lesão, é feita uma biópsia. O tratamento se dá normalmente por cirurgia e, em alguns casos, é associado à radioterapia. “As melhores prevenções do câncer de boca são agir sobre os fatores de risco, deixando de beber e de fumar, e realizar o autoexame para um possível diagnóstico precoce”, diz Mauro.

Rosely Rodrigues
Com informações: http://suapele.terra.com.br/interna2.php?id_conteudo=711&pagina=3
Fotos: Divulgação