terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dos palcos ao campo


Famoso pelas canções, especialmente na época da Jovem Guarda, o cantor Eduardo Araújo tem uma faceta que poucos conhecem - sua ligação com cavalos e o mundo rural. Por influência do pai, o Coronel Lídio Araújo, que era fazendeiro, ele herdou não só o amor pelos animais, mas também um plantel de 50 cabeças de Jumento Pêga.
Hoje, no Haras Aliança Djerid, localizado em Araçoiaba da Serra, SP, ele cria, além dos Jumentos, animais das raças Anglo-Árabe e Mangalarga Marchador.


A influência musical sempre esteve ligada ao rock, porém, nos anos 80, após ficar cinco anos sem se dedicar a carreira musical, Eduardo compôs uma canção em homenagem ao cavalo Mangalarga Marchador e gravou um disco com influências da música country e do country rock.
Mostrando ao público essa veia rural, nos anos 90 ele apresentou dois programas de televisão ‘Pena na estrada’ (exibido pelo SBT) e ‘Brasil Rural’ (exibido pela TV Bandeirantes).


Prestes a completar 50 anos de carreira, Eduardo Araújo será homenageado no 'Prêmio Produz Brasil 2012', premiação nacional do agronegócio, que será realizada pela primeira vez em São Paulo.



Eduardo também investe bastante nas criações. Da raça Anglo-Árabe (cruzamento de Puro Sangue Árabe com o Puro Sangue Inglês), o plantel do Haras Aliança possui animais premiados em exposições brasileiras, como Lucky Strike, garanhão-chefe do Haras; D’jeric Duchesse, Grande Campeã Nacional; Calawahoo, um dos reprodutores do Haras, filho do Grande Campeão Fênix; D’Jeric Bevenoir, Campeão Nacional de Adestramento; D’Jeric Catinate, campeão de Salto; D’Jeric Kilowatte, Campeã Nacional; D’Jeric Noel, Grande Campeã Nacional, filha de Calawahoo.


No projeto chamado “Fábrica de Burros”, Eduardo Araújo se uniu a outros dois parceiros, também apaixonados por cavalos, e investiram em matrizes de gabarito para formar um plantel de qualidade da raça Jumento Pêga, uma raça de asininos brasileira. Do cruzamento do Pêga com éguas, nascem os burros e as mulas. Tudo começou com o garanhão Bonitão da Aliança e seus filhos Goiabão da Aliança, atual garanhão-chefe do Haras, e Gatão da Aliança. O sucesso espalhou a linhagem para todo o Brasil. O Haras também investe na pelagem pampa, sendo proprietários de Diamante Negro da Aliança e Congo da Aliança.
 
Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação