domingo, 26 de julho de 2020

Homenagem ao cantor Leonardo, pela passagem de seu aniversário


Na noite de sábado, o 'Parabéns a Você' foi cantado para o Leonardo,  que completou 57 anos.

O cantor, sempre atencioso comigo durante as entrevistas, merece uma homenagem deste Blog -AGBNews.
Um textão será publicado resumindo um pouco das nossas conversas.

A trajetória de um ídolo

O começo

No dia 25 de julho de 1963, uma terça-feira, nascia o menino Emival Eterno Costa, um dos oito filhos de dona Carmem e seu Avelino. 


Passou a infância ajudando o pai, lavrador e plantador de tomates, nas roças da cidade de Goianápolis. 


Emival gostava muito de cantar e acompanhar as modas que ouvia no rádio.


Mais tarde, trabalhando como balconista de uma farmácia, surgiu a oportunidade de cantar com o seu irmão, Luís José, que já cantava, em circos, boates e bares da periferia de Goiânia.

Certa ocasião, o motorista do dono da farmácia comentou que era tio de gêmeos, batizados com os nomes de Leandro e Leonardo.
Emival gostou dos nomes e disse que a partir daquele momento ele seria o Leonardo e seu irmão o Leandro.

O sucesso foi chegando

Em 1983, a dupla Leandro e Leonardo, com muita dificuldade conseguiu gravar um disco independente, que era vendido também pelo tio Zé nas ruas da cidade. Toda a família ligava nas rádios locais solicitando a música "Hoje Acordei Chorando". 


Devagar a dupla foi ficando conhecida e passou a participar de programas de calouros e fazer shows em algumas cidades do interior da terra natal.


Leandro e Leonardo deixaram a casa onde moravam e de ônibus vieram para São Paulo tentar a sorte. Assim, dormiram em muitos bancos, nas rádios, a espera da oportunidade que tanto sonhavam. 

E a oportunidade chegou

Em 1986, Leandro e Leonardo foram convidados pela gravadora WEA/Continental para gravarem o primeiro trabalho profissional. A partir daí, a vidinha simples dos rapazes da roça começou a mudar.


Em 1988, quando a música sertaneja conquistava as paradas de sucesso, a canção 'Solidão', composição de Zezé Di Camargo, do LP Leandro & Leonardo Vol.2, impulsionou a carreira dos irmãos. 


Em 1989, o 4º LP foi lançado pela gravadora Chantecler/Warner. 'Entre Tapas e Beijos' foi um sucesso! 


Mais oito LPs foram gravados, todos com grandes hits.

Em 1990, por conta do estrondoso sucesso, Leandro e Leonardo foram contratados pela Rede Globo de Televisão para protagonizar uma série dentro do projeto 'Terça Nobre'.  Na ocasião, foram registrados 50 pontos de audiência. 


Os irmão de Goianápolis tornaram-se ainda personagens de histórias em quadrinhos e licenciaram a imagem a dupla em diversos produtos.


Em 1995, eles gravaram o primeiro álbum em espanhol e em 1997 o segundo volume, tornando Leandro e Leonardo conhecidos em vários países de língua hispana, o que os levou a participar do Festival de Vina Del Mare.

Em 1998 foram para a gravadora BMG, onde gravaram mais dois CDs: "Um Sonhador", o último da dupla, e um projeto especial para crianças. 


Ao todo, a dupla gravou 13 LPs em português, dois em espanhol, e participou de quatro edições do grandioso espetáculo "Amigos".


A dor

O que ninguém poderia imaginar aconteceu no dia 23 de junho de 1998, a morte de Leandro.

A dor foi tanta que Leonardo pensou em parar de cantar, mas ele foi incentivado pelos amigos e familiares a continuar na estrada cantando sozinho.

A simplicidade

A origem simples e humilde de Leonardo não deu espaço para que o sucesso lhe subisse à cabeça. Até hoje, continua com o mesmo jeitão caipira de plantador de tomate, pescador e contador de 'causos'. O sorriso maroto, o bom humor, as safadezas nas conversas e as piadas são 'marcas registradas' do cantor. 



Quem pensa que o dono de tanto sucesso, de avião, de carros, de gados e de empreendimentos gosta de pratos finos se engana. O sertanejo gosta mesmo é de arroz, feijão, frango com pequi e tomates, mas não dispensa peixe e um bom churrasco. Ele ainda troca doces por frutas.

Estar descalço ou de chinelos na fazenda, jogar futebol, futvolei  e pescar com os amigos são seus hobbys.


Para o artista que, fora da pandemia, tem a vida agitada e costuma fazer cerca de quatro shows por semana, paz, família e saúde são ao coisas mais importantes para ele.



A vaidade 

Vaidade? O suficiente, disse Leonardo, que não faz questão de grifes, mas que adora um bom perfume: CK One e Mont Blanc estão entre os preferidos.

No ano 2000, ele resolveu fazer uma lipo. Retirou 1,8 cc de gordura (o equivalente a quase dois litros), no total, das costas, do abdômen e da cintura. Ele sentiu tanas dores que prometeu depois dessa nunca mais fazer qualquer outra. Além disso Leonardo odeia injeções!

Quando a pergunta é sobre sua cor predileta, rindo ele dispara: "Gosto do preto, porque não aparece a sujeira"!

O homem

Do signo de Leão com ascendente em Gêmeos, Leonardo não é supersticioso, mas não deixa de se benzer antes e depois dos shows e de elevar o pensamento a Deus para agradecer.

Leonardo foi casado durante três anos com Maria Aparecida Dantas, com quem teve o filho Pedro Leonardo, nascido em 29 de junho de 1987. 

Há 24 anos, a rainha de seu seu lar é a jornalista Poliana Rocha, com quem tem um filho, Zé Felipe, de 22 anos. 



Ele  ainda tem outros quatros filhos: Monyque Isabella Costa, Jéssica Beatriz Costa,  Matheus Vargas e João Guilherme.  



Hoje, Leonardo tem o privilégio de poder ajudar a família, a Casa de Apoio São Luis, que tem como gestora sua mãe, dona Carmem, que além de hospedar doentes em tratamento de câncer, fornece alimentação, transporte, remédios e escola. Em prol dessa entidade, e de outras, o cantor realiza shows e leilões beneficentes.

Felicidades e muita saúde ao aniversariante de sábado!

Rosely Rodrigues
Fotos: Instagram e Reprodução da Internet