segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Ricardo Vignini lança ebook Viola Caipira | Partituras | Tablaturas


Ebook Ricardo Vignini - 'Viola Caipira | Partituras | Tablaturas', este livro é uma oportunidade de acesso ao vasto universo criativo de Ricardo Vignini em partituras e tablaturas de 13 composições para viola caipira. 
Seriam 12, mas a lembrança do apreço que Índio Cachoeira tinha pelos números ímpares nos presenteou com mais uma. 

As parcerias acontecem em “Pé Vermelho” com Sérgio Duarte, “Moedão” com Juca Filho e “Um Arame Só (Marimbau Tietê)” com Socorro Lira. Todas estão em versão instrumental, sendo que as letras das duas últimas precedem as respectivas partituras. Ao revisitar a própria obra, o violeiro — que sempre compôs de forma intuitiva — experimentou dar um formato final a criações com tantas possibilidades de execução. 

Algumas músicas foram gravadas com mais de três arranjos diferentes que, aliás, ele costuma fundir quando sobe no palco, às vezes acompanhado de Guarabyra, Tuia, Zé Helder, Levi Ramiro, e tantos outros parceiros.
A transcrição musical foi realizada por Domingos de Salvi, que também assina esta obra com o selo “Onde mora a Viola”.

Nas palavras dele, “Vignini é um cara quase que de outro tempo. Consegue trazer pra viola esse ar mais despojado do rock e do blues, mantendo a questão do manejo de um instrumento moldado a partir da música da cultura caipira.

Como diz Guarabyra, o resultado dessa “alquimia, magicamente, apesar de percorrer um mundão de estradas, [Ricardo] manteve o tempero e o sabor da sonoridade brasileira”. 

Da guitarra para a viola, Vignini traz o inusitado uso do Bottleneck, um tubo cilíndrico de metal popularmente conhecido como Slide. Nas músicas “O Bonde dos Fontes” e “Amálgama” a interpretação do autor é mista, mas “Um arame Só (Marimbau Tietê)” é tocada inteiramente com o acessório. O efeito é singular, mas há indicações de como interpretá-las sem Bottleneck. 

Quem se entrega a essa alquimia sonora encontra apoio em videoaulas, aulas individuais e nas gravações das músicas, inclusive com versões ao vivo, despertando a percepção de certas nuances impossíveis de serem apreendidas pela escrita musical. 

A playlist é aberta ao público, e o ebook é comercializado em três 3 pacotes:
1- ebook apenas para download,
2- ebook  + videoaula. 
3- ebook + videoaula de uma hora e quarenta minutos + uma aula individual online.

Nas palavras de Ricardo Vignini, “Espero que esse livro sirva de inspiração para as pessoas buscarem sua própria identidade, como aconteceu comigo de forma espontânea”.
 

Confira o teaser no link https://www.youtube.com/watc

 

Rosely Rodrigues
Com informações: Assessoria de Comunicação/Graciela Binaghi
Foto: Divulgação