terça-feira, 26 de maio de 2020

Rodrigo José acaba de lançar o 'brega chique' - Volume 3


Durante muitos anos, as músicas mais populares eram encaradas como bregas ou cafonas e desprezadas pelos formadores de opinião. 

A partir dos anos 80, no entanto, isso começou a mudar, as canções com mensagens diretas e próximas do dia-a-dia de todos ganhava mais respeito e, também, maior qualidade técnica ao serem gravadas.

Durante muitos anos, as músicas mais populares eram encaradas como bregas ou cafonas, e desprezadas pelos formadores de opinião.

O cantor e compositor Rodrigo José é fruto dessa evolução, um legítimo representante do chamado “brega-chique”, ou “chic 10”, expressão essa popularizada por ele e que dá nome à banda de apoio que o acompanha em sua trajetória musical.

Nos últimos anos, Rodrigo viu sua fama se expandir muito, graças a uma inusitada e inteligente releitura de clássicos da música brega como “Sorria, Sorria” (Evaldo Braga) e “Tenho” (Sidney Magal) com arranjos fortemente influenciados pelo soul, blues e rock da década de 1970. 

Com um vozeirão e forte presença cênica, ele lançou dois álbuns e um DVD gravado ao vivo cuja ótima repercussão o levou a participar com destaque de programas de TV de alta popularidade como Domingão do Faustão, Altas Horas, Encontro com Fátima Bernardes, The Noite, Raul Gil, Domingo Espetacular e vários outros.

O artista ainda protagonizou matérias de importantes revistas, jornais e portais de internet. Além disso, a canção “Eu Te Amo” foi incluída na trilha sonora do filme “Jeitosinha” (2017), de Sérgio Lacerda e Johil Carvalho. De quebra, nada menos do que 12 gravações suas entraram na trilha da série global “Eu, A Vó e o Boi” (2019), de Miguel Falabella.

É nesse clima de enorme ascensão que Rodrigo José nos oferece seu novo lançamento, que leva o seu nome, Volume 3, já disponível em todas as plataformas digitai

O álbum chama a atenção pelo fato de ele trazer canções próprias escritas com feras da música brasileira. 

Saiba mais:

Com forte clima de blues, “Desde Que Te e Vi” foi composta por Rodrigo em parceria com Zeca Baleiro, grande expoente da nova MPB e um fã confesso da música de artistas como Odair José, Bartô Galeno e outros dessa praia sonora.

A agitada “Sheila Minha Amada” tem como coautor ninguém menos do que Nil Bernardes, compositor das músicas de abertura das novelas “O Rei do Gado” e “Esperança” e também de hits gravados por estrelas como Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Laura Pausini, Daniel e muitos outros.

“Volta Amor” tem pinta de música que pode entrar com força em alguma trilha de novela, tal o seu romantismo, enquanto a direta “Mariana” e a sacudida “Amor de Cabaré” (que tem um delicioso clipe para divulga-la) são outras composições próprias certeiras.

Rodrigo escolheu a dedo cinco hits alheios para reler do seu jeitão, que lembra um pouco o do Elvis dos anos 1970.

“Doida Demais”, um dos maiores sucessos de Lindomar Castilho, aparece aqui com swing de soul music.

“Feiticeira”, o maior hit do saudoso Carlos Alexandre, virou uma espécie de rockabilly com sotaque blueseiro, enquanto “Meu Ex-Amor”, um dos maiores êxitos de Amado Batista, mergulha de vez na vocação roqueira que já demonstrava na gravação original do autor.

A maior surpresa fica por conta de “A Dois Passos do Paraíso”, da Blitz, que ficou tão boa a ponto de merecer a aprovação de seu autor e vocalista da consagrada banda carioca, Evandro Mesquita. Rodrigo José produziu esse álbum, que ele considera o mais bem realizado de sua carreira, ao lado de Bruno Brito, um dos integrantes da afiadíssima banda Chic 10. 

O cantor e compositor resume bem a essência de seu trabalho e das músicas que integram seu repertório: “Histórias de amor são imperfeitas, e é sobre isso que eu canto”. “Rodrigo José Volume 3” teve pré-lançamento para os fãs mais fiéis no dia 23 de maio em uma plataforma digital.
Veja o clipe de 'Amor de Cabaré':


Veja o making of do álbum: https://www.youtube.com/watch?v=-yCznr1DssA

Ouça “Rodrigo José Volume 3” em streaming: https://tratore.ffm.to/volume3