quarta-feira, 10 de março de 2021

Osni Ribeiro celebra a cultura caipira on-line

O cantor, compositor e violeiro Osni Ribeiro volta à cena pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc, para apresentar o espetáculo “Arredores”, em formato digital, com repertório baseado no álbum do mesmo nome, lançado em 2019.

Empunhando sua viola e acompanhado por uma banda afiada, com Arnaldo Silva (Violão e vocais), Rodrigo Pinheiro (Baixo e vocais), Marcos Lopes ( Acordeom), José Cláudio Lino ( Flauta e pífanos) e Moisés Shalon (Percuteria), Osni Ribeiro conduzirá os internautas à uma viagem inesquecível, com canções e temas instrumentais compostos nas suas quase quatro décadas de trajetória musical, construída com desenvoltura entre o universo caipira e a música brasileira contemporânea. 


São criações como “Paixão Violeira”, “Mais um Rei de Cantoria”, “Quadrinhas de Boi” e “Viola Santa” que fazem sucesso nas apresentações do artista pelo Brasil afora, com a proposta de um olhar atual para a poesia, os temas, tradições e valores fundamentais da cultura caipira.

  

É possível identificar na apresentação blocos de canções escolhidas a dedo, relacionadas entre si a partir de temas como a história e a beleza da música caipira, a saudade, a presença dos bois e das boiadas na cultura de diferentes regiões do país, além da religiosidade, tão presente no imaginário e nas manifestações culturais do interior do Brasil.

 

Nos shows, Osni ainda conta algumas histórias de sua carreira, marcada por três discos solo, participações em festivais e projetos musicais e inúmeras parcerias com nomes importantes da música brasileira independente.

 

“É um show para celebrar a viola caipira, a natureza, a amizade e a esperança. As canções percorrem o nosso entorno, as paisagens, os sentimentos, as emoções que nos rodeiam. É um repertório que aproxima o público da música caipira com um estilo contemporâneo, ao mesmo tempo acaricia os corações saudosos da beleza da cultura interiorana”, comenta o violeiro.


A agenda, estabelecida para o período entre os dias 06 a 25 de abril, levará o espetáculo ao público por meio de canais virtuais no YouTube e Facebook da Sacada Cultural – Baixada Santista - SP, Fundação Cultural e Diretoria de Cultura de Ilha Solteira - SP, Centro de Tradições Caipiras de Atibaia – SP, TV Câmara Botucatu – SP, Coletivo Kabocl@ Cultural, no sudoeste paulista e Centro Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade da cidade de Pardinho-SP.


As apresentações digitais do show "Arredores" fazem parte do projeto contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc, através do Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa/PROAC.


Rosely Rodrigues 

informações: Assessoria de Comunicação/Graciela Binaghi

Foto: Divulgação