quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mick Jagger e Ben Affleck lançam filme sobre crise no Congo


Mick Jagger e Ben Affleck se reuniram nesta quarta-feira (17) para lançar o curta-metragem "Gimme Shelter", que chama a atenção para a história das famílias congolesas que saíram de casa após uma década de guerras.
Affleck, ganhador de um Oscar, já viajou quatro vezes à África Central desde 2007 e dirigiu o filme no mês passado na província de Kivu do Norte, no Congo, para ajudar a levantar 23 milhões de dólares para a agência de refugiados da ONU no Congo. O filme remete à música de 1969 dos Rolling Stones, "Gimme Shelter", escrita por Jagger e por Keith Richards. Divulgada na época da guerra do Vietnã, a música tem o refrão: "War, children, its just a shot away, its just a shot away" (A guerra, crianças, está a um tiro de distância).
O filme, que será distribuído pela Internet, no endereço www.unhcr.org, na televisão e nos cinemas traz a história das famílias forçadas a deixar suas casas. Elas fazem parte do número estimado de 1,3 milhão de refugiados do Congo, de acordo com a ONU.
"Espero que esse vídeo ajude a salientar o drama das centenas de milhares de refugiados, e também de milhares de pessoas inocentes que estão perdendo a vida desnecessariamente lá" - disse Jagger em comunicado.
Mick Jagger e os Rolling Stones doaram os direitos sobre a música para a campanha, com o objetivo de arrecadar recursos para kits de assistência humanitária de emergência, com cantis, aparelhos para cozinhar, lençóis térmicos, colchonetes, redes contra mosquitos e plásticos necessários para a construção de abrigos.

Rosely Rodrigues
Foto: Divulgação